Lentes 18-55mm x 50mm 1.8

24.11.16

Olá, antenadas!!
Uma das dúvidas frequentes em minhas redes sociais é sobre as lentes que possuo, eu sou uma fotógrafa pobre e inciante, possuo apenas duas (risos) mas as dúvidas são muitas ao que diz respeito a diferença entre as lente 18-55mm, que é a lente que vem no kit, ao comprar a máquina, e 50mm 1.8 que adquiri logo em seguida, quando decidi trabalhar com fotografia, pois ela é aquela lente famosa que os leigos chamam da "lente do desfoque", claro que outras lentes possuem desfoque, mas essa acabou ficando popular, talvez pelo preço, que é abaixo de muitas outras. 
Vamos entender, antes de tudo, sobre esse "mm" que vem no nome da lente?
Eles correspondem a distância focal de sua lente, é como se fosse uma medida do quanto você consegue ver através da sua lente e, quando eu estava aprendendo todo o "beabá" da coisa, eu li que a lente 50mm é a que mais se aproxima da visão humana, por exemplo. Pra resumir de uma forma bem explicadinha isso, quanto maior o valor descrito em sua lente, menor será a distância focal, ou seja, mais próximo do assunto a ser fotografado você estará. 
Na fotografia, são descritas três tipo de lentes, as grandes angulares, que são aquelas com distância focal até 50mm, elas são bem abertas e ótimas para fotgrafar o ambiente, como paisagens, por exemplo, as teleobjetivas, que vão da 50mm até a 200mm e essas são mais fechadas, são boas para fotografar assuntos distantes (não muito a depender da lente) e, por fim, as super teleobjetivas, que são as que estão acima de 200mm. E daí, também temos as lentes dividas em fixas e móveis. As lentes fixas são aquelas que possuem apenas um valor de distância focal (não tem zoom), ou seja, a 50mm é uma delas. As móveis são as que possuem mais de um valor de distância focal (zoom), no caso, a 18-55. 
Agora que entendemos a base da coisa, fica mais fácil entender a diferença entre as duas lentes!
A lente 18-55mm, como falei, é uma lente móvel, ou seja, possui zoom,  isso quer dizer que na menor distância focal que seria 18mm a abertura será de f/ 3.5 e na maior distância focal, que seria 55mm, a abertura será f/5.6. Ela é uma lente que não funciona bem em locais com pouca luz, por conta de sua abertura e, falando de uma forma bem didática e simples, desfoca menos que a 50mm. 
A lente 50mm é conhecida com lente "clara", pois funciona bem em ambientes com pouca luz e, como já falei, é uma lente fixa, não possui zoom, costumo dizer que com ela, o zoom é humano (risos). A 50mm 1.8 é uma das melhores opções pra quem não quer usar apenas a lente do kit e quiser dar um ar mais profissional as suas fotos, pois ela é barata em relação as outras. 
Agora vamos como funciona na prática? 
Fotografei as duas lentes, ambas com as mesmas configurações para vocês entenderem como funciona. fiz a 50mm com a 18-55mm e vice versa.
De uma bem direta e resumida, com a lente 50mm a foto fica mais clara e o fundo mais desfocado, já com a 18-55, na mesma iluminação e mesmas configurações, a foto fica bem mais escura e o fundo menos desfocado.
E aí, gostaram de saber um pouco mais sobre essas lentes?

3 comentários:

  1. Eu sou louca por essa lente! Tem coisas que eu não sabia sobre a 50mm, gostei muito de descobrir neste post... <3
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  2. Não pare de fazer esses posts de dicas de fotografias pelo amor de Deus. Amo demais essa categoria do seu blog e sempre que tem esses posts por Aqui, eu venho ver. estou começando agora então é bem útil e muito bem explicado <3

    www.isadoramonteiro.com.br

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.