Como comprar no mercado livre

23.5.16

Olá, antenadas!!!

Sempre que o assunto é o Mercado Livre surge aquele medo e várias dúvidas, afinal, as histórias de calote são imensas e ninguém quer passar por experiências do tipo. 
Eu sempre tive muito medo de comprar no ML, tanto é que, após a minha primeira compra, passei dias de tensão, até que ela estivesse em minhas mãos, por mais que a gente pesquise, que as pessoas indiquem, sempre rola aquele medo. Eu relaxei depois da primeira compra, procurei entender o site e como diminuir as chances de ser enganada por lá, mas o medo voltou à tona quando tive que optar por comprar minha câmera nele por ser o lugar mais em conta e, foi daí, que entendi o ML de uma vez por todas e foi só amor! Já investi, além da câmera, em um tripé, um controle para a câmera e minha lente 50mm, ou seja, acredito que já posso acalmar um pouco você e te libertar para fazer sua compra sem medo. 
Uma coisa importante e talvez o passo decisivo na hora de comprar no ML é, sem dúvidas, pesquisar! Não só o preço, mas sobre o vendedor! É importante olhar a classificação do vendedor, quantos anos ele já vende no site, comentários dos clientes sobre o vendedor e sobre o produto que você deseja comprar e claro, aquela olhada básica do site "reclame aqui" pra saber se o nome do vendedor já rolou por lá e por qual motivo. Mas vamos entender como que essa pesquisa te deixará menos inseguro. 
Reputação do vendedor:
Esta é resumida, em minha visão, em sua classificação que, quanto mais alta, mais confiável, ou seja, os vendedores que estão classificados como "platinum" são os melhores. Também temos que olhar o tempo que o vendedor está ativo no site, geralmente eu recomendo os que já estão há mais de dois anos, em minha visão, é um tempo bom para diminuir a desconfiança. Outra coisa bastante importante, é olhar as classificações ao vendedor e ao produto de uma forma mais detalhada, você vai olhar as negativas e neutras, sempre analisando se o vendedor respondeu as reclamações e como foi a resposta, isso deve ser levado em conta, afinal, se houve erro, esperamos que o vendedor o corrija, depois, olhe o máximo de positivos que conseguir, para saber o que pessoal acha. Por fim, desça a página e veja as perguntas feitas por clientes em potencial, analise as respostas do vendedor, se ele foi claro na resposta, educado, passou confiança e, para concluir, deixe sua dúvida e analise o tempo de resposta e a educação, pois já deixei de comprar porque o vendedor foi extremamente mal educado. 
E se der errado, existe alguma garantia?
Esse é outro ponto importante! Antes de fechar sua compra, você precisa dar uma olhada, ao lado do anúncio, se tem a logo do mercado pago, que, caso dê erro, seu dinheiro será devolvido, pois eles só transferem seu pagamento para o vendedor após o recebimento do produto, então, é mais uma garantia que você tem. 
Como finalizar a compra?
Só clicar em comprar, amiga! (risos) Não, mentira, não é só isto. Você se sente segura para a compra? Então vamos lá! Antes de finalizar, repare se o valor do anúncio é apenas à vista (se você tiver a grana, não tem problema) ou se pode ser parcelado e em quantas vezes sem juros, pois eu já me passei nisso, o valor ganhou um acréscimo absurdo quando parcelado e você precisa pesquisar se vale à pena comprar parcelado no vendedor escolhido ou repetir todo o processo de pesquisa em outros vendedores que não cobrem juros abusivos. 
Pronto, besha, agora é só esperar sua compra chegar!
Vou mostrar o que já comprei por lá!


Lente 50mm 1.8 STM (essa da foto não é ela, pois eu a usei para essa foto, então, né?)


E por fim, a compra mais cara que já fiz por lá, minha T5i.
E aí, ficou mais tranquila para comprar por lá?
Qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários que irei responder. 


0 comentários:

Postar um comentário

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.