Se culpe mais e evolua

22.1.16

Olá, Antenadas! 

Certa vez, em uma enfermaria pediátrica, não lembro quando, eu tive uma das maiores lições de vida. 
Uma mãe estava explicando para seu filho que sua doença não era culpa dele. Ele, inconformado, falou que era culpa dele sim. Ela, sem acreditar, em tom de desaprovação, repetiu seu dito, falou que não era culpa dele. Ele, rapidamente, explicou que era sim, que se ele não tivesse ficado na chuva, estaria tudo bem e, para acabar com minha força, que apenas observava de longe, enquanto lia seu prontuário, ele falou que enquanto ele não assumisse suas responsabilidades e o culpasse por seus erros, não iria acertar na próxima. (...) Minhas reação foram esses três pontos presos nos parênteses...
Depois disso, passei a analisar melhor as coias e nossa, que criança sábia e que sorte a minha ouvir aquilo. Todos os dias colocamos a culpa nos outros afim de esconder nossa realidade, assumir erros não é algo comum, as pessoas estão acostumadas a se enganarem, achando que estão sempre certas e isso acaba impedindo que evoluam. A criança fez um colocação maravilhosa, enquanto não formos culpados, não vamos melhorar. A culpa pode e deve ser nossa! Claro, não estou falando para se culpar por tudo, estou falando para analisar melhor as coisas e assumir, sempre que preciso, seus erros. Já imaginou receber uma critica e analisar como e o porquê de ter recebido? E se seu chefe exigir algo de você e você apenas falar que irá tentar ou se desculpar por possíveis erros? Sabe aquela desculpa "não foi culpa minha"? Ela já destruiu várias oportunidades. 
Nossa evolução enquanto pessoa, depende, principalmente, da leitura que fazemos sobre o que somos, se somos sempre o correto da história, a ideia de que precisamos melhorar nunca irá existir. além do mais, ser humilde para reconhecer que se aprende com os seus erros e admiti-lo é primordial para uma evolução pessoal. 
Lembre, se uma pessoa aponta um erro, para e analisa. Mas, se várias pessoas apontam o erro, para, admite e tenta mudar! 


Me acompanhe nas redes sociais

8 comentários:

  1. Nunca tinha pensado dessa forma, e faz muito sentido!
    Admitir um erro hoje pra maioria é sinônimo de fraqueza, se esses tivessem a noção de como isso influencia no próprio crescimento faria diferente.
    Boa reflexão Ka,
    beijo beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Bárbara!!! Espero que passe a pensar assim e que seus dias melhorem <3

      Excluir
  2. Eu tenho um problema terrível de nunca assumi que errei. Quando comecei a aceitar que errei, que preciso melhorar, aí que tudo começou a mudar dentro de mim.
    Que criança sábia não é? eu particularmente amo a sabedoria e inocência delas.Elas nos ensinam bem mais do que muitos adultos.
    Ótimo texto Karly ;)
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu era assim, não assumia meus erros, achava que era demonstrar fraqueza, quando na verdade é demonstrar sabedoria.
      Obrigada <3

      Excluir
  3. Olá Karly,
    ultimamente textos e ações como essas estão o tempo todo vindo até mim. E hoje acordei e lembrei do seu blog, me deu aquela vontade de dá aquela espiadinha e olha só o que achei... Ponto para você. Acertou em cheio. Momento reflexão aqui. http://falaele.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Karly.
    ultimamente por onde passo encontro textos ou discussões sobre esse assunto que você escreveu acima. E na verdade eu sou responsável pelas consequências dos meus atos. Ponto para você, acordei lembrei do seu blog, quando fui dá aquela espiadinha dei de cara com esse artigo. Momento reflexão para mim, bjs. http://falaele.com

    ResponderExcluir
  5. Que história incrível! Obrigada de coração, por compartilhar com a gente. Realmente chega uma hora que precisamos parar de culpar o tempo, os outros ou qualquer outra coisa. Precisamos olhar ao redor e ver que já passou da hora de assumir nossos erros, porque sim a gente erra e muito, mas somos humanos e pior do que errar é não assumir ou jogar em cima de alguém ou algo. Adorei o post, Karly!

    http://blogchadeamora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.