Benefícios do pilates

6.3.15

Olá, antenadas!
Há alguns meses venho compartilhando fotos de alguns exercícios de pilates nas redes sociais e quem me acompanha sabe que eu amo e que me faz bem! Um dos maiores questionamentos que rodeia a cabecinha de vocês, é o fato de eu praticá-lo sozinha e em casa, e como eu sei que nem todo mundo sabe, eu tenho um curso de pilates que me garante o adjetivo de instrutora. Além disso, sou formada em fisioterapia, o que me garante um entendimento mais amplo sobre as posturas adotadas. Claro, não sou nenhuma especialista, mas com certeza as chances de eu errar algo em relação a um leigo, são bem menores e por isso, não recomendo a prática sem acompanhamento profissional para quem não entende do assunto e por esse motivo não irei me submeter à posts que ensinam exercícios de pilates para se fazer em casa, pois seria errado de minha parte enquanto profissional. Por tais motivos, resolvi apresentar os benefícios do pilates para que os interessados saibam mais sobre e possam decidir o custo benefício disso, já que muitas pessoas se interessam em fazer. Pensei bastante antes de trazer esse post, pois os pedidos foram tantos que fiquei achando que seria uma bela chance de aumentar minhas visualizações, mas  cheguei a conclusão que não quero leitores lesionados por minha culpa. O máximo que eu posso fazer, mais pra frente, é ensinar alongamentos para melhorar a qualidade de vida de pessoas que trabalham em práticas quee exigem movimentos e posturas viciosas ou exercícios caseiros para quem não tem tempo de malhar fora, mas nada de pilates (mas isso aí é assunto para outro post). Vamos conhecer os benefícios disso?

Uma foto publicada por Karly Marques (@karlymarquess) em
São inúmeros os benefícios dessa prática, por isso, irei citar aqueles que foram comprovados por mim!
Combate o estresse.
O pilates possui uma ordem específica de exercícios que seguem um ritmo respiratório que exige do praticante um certo nível de concentração. Por isso, com uma prática recorrente, adquirimos um poder maior sobre o nosso corpo, o que nos ensina a lidar melhor com situações de estresse e vivencio isso no dia a dia. Antes eu ficava bastante nervosa com situações rotineiras, hoje em dia controlo melhor minhas emoções. 
Ameniza Dores.
Antes de começar a praticar pilates, eu sentia muitas dores na região lombar, região cervical e joelhos. Com a prática do pilates a longo prazo, pude constatar sua eficácia no combate as dores, isso ocorre porque o pilartes promove um realimento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que a sobrecarga depositada na coluna por conta da má postura, seja amenizada. Além disso, os exercícios de fortalecimento e alongamento direcionados para partes específicas do corpo também contribuem para a reabilitação de diversas doenças. O método só não é indicado para pacientes com problemas em estágio avançado.

Uma foto publicada por Karly Marques (@karlymarquess) em
Melhora a respiração.
Muitas pessoas respiram de forma errada e possuem consciência disso, principalmente pessoas muito ansiosas. Como o Pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração.
Melhora a postura.
Quem me conhece mesmo antes do blog, sabe como minha postura era péssima! Eu andava com os ombros bastante pra frente, quase que me escondendo e isso me atrapalhava bastante, tanto esteticamente como na saúde. Sabemos que a  coluna possuí curvas fisiológicas, certo? Por tanto, uma postura ideal é aquela que respeitas essas curvas e não uma coluna ereta! Os exercícios de pilates garantem um aumento da força dos músculos que sustentam a lombar, fazendo com que sua postura melhore e a sobrecarga na coluna diminua. 

Melhora a flexibilidade e a força muscular.
Já não precisa mais explicar né??? Já falei em todos os outros tópicos que o alongamento é bastante trabalhado no pilates! E uma coisa que eu sempre digo, esticamos o músculo no intuito de alongar e como resultado e ganhamos flexibilidade. Além disso, a contração constate dos músculos, melhora a força. 

Lembrando que existem vários outros benefícios! Como eu falei, citei apenas aqueles que pude comprovar até agora. E aí, quem tem vontade de praticar??? Quem for de Aracaju, estou formando turma para dar aulas de pilates solo e nas quartas e sextas pela manhã estarei no estúdio COC com pilates completo, ok??


Me acompanhe nas redes sociais






11 comentários:

  1. Minha mãe tem problemas na lombar e TODOS OS MÉDICOS falam pra ela fazer pilates. Uma pena que é uma preguiçosa HAHAHA vem pra SP ajudar a Dona Edna, Karly. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena mesmo! Tenta convencê-la de que vai ser ótimo <3

      Excluir
  2. Comecei a fazer esse ano e adoro.

    Beijooos
    @natirios_blogidfashion
    @blog_idfashion
    https://blogidfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Karly, tenho muito vontade de fazer pilates, só que aqui na minha cidade é bem caro. Não sei quanto é, mas tem uma diferença absurda de preço entre a academia daqui e a de uma cidade próxima e também, agora que vou começar a faculdade e a trabalhar, não vou mais ter tempo pra isso :(
    Beijo.

    http://compartilhando-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa vida </3 Mas pilates não é caro, Cal, eles cobram o preço justo por aquilo que estudam e investem. Beijos

      Excluir
    2. puxa vida </3 Mas pilates não é caro, Cal, eles cobram o preço justo por aquilo que estudam e investem. Beijos

      Excluir
  4. Fico com inveja branca das suas fotos de Pilates!
    Só fiz uma vez, uma aula experimental, amei!
    Mas não consigo sair do meu amado funcional, e fazer os dois
    não tenho tempo não, hahha
    Mas adorei saber mais sobre o pilates, Karly!
    beijinhos, Rê
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha cada um com suas prioridades né/; hahahaha

      Excluir
  5. Oi Karly, adorei seu post. Eu faço ballet há 3 anos e pouco, intermediário adulto, e penso em fazer para melhorar a flexibilidade. Você acha que as duas modalidades casam bem?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casam e muito <3 Ambos se completam e o pilates irá melhorar seu desempenho no ballet.

      Excluir
  6. Uma pergunta, eu tenho dor nos ombros, isso pode ajudar? Ja fiz RPG e só aliviou por um tempo :(

    http://www.fotografiasecoisinhas.com/

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.