Livros para ler durante as férias

25.7.13

Esse ano não terei férias, mas bem que eu gostaria, porque sempre foram sinônimos de ler e assistir séries pra mim. Pouco mais de um mês sempre foi difícil pra conciliar vários deles com meus amigos ou viagens, mas a vontade era maior. Então, esse ano decidi que não vou mudar os planos só porque não terei as tão sonhadas férias e montei uma lista curta de livros para ler nesse período (um deles eu até já terminei e outros já estou lendo). Vou falar um pouquinho de cada um deles, pra tentar explicá-los sob o meu ponto de vista:

Foto: Melina Souza

1. A Culpa é das Estrelas - John Green - Editora Intrínseca. 
Acho que todo mundo já ouviu falar desse livro porque algum conhecido já leu, não é? Eu ganhei de presente no dia dos namorados e confesso que não estava tão animada para começar, mas me surpreendi. É a história de Hazel (narrado por ela) e Augustus, uma mistura de inspiração, romance, descobertas, aceitação e irreverência. Ela possui um câncer terminal e tem que conviver com cilindros de oxigênio, ele já teve um câncer e se recuperou. O humor de ambos parece se encaixar perfeitamente, dei muitas risadas com esse livro. Obviamente, o foco maior é nos dois, mas os elementos ao redor deles (como as famílias, amigos, conhecidos e as relações que eles mantém com eles) também chamam atenção e me fizeram refletir bastante sobre coisas que eu nunca havia pensado - é como ver um "outro lado da história". Até hoje não conheço ninguém que não tenha chorado com esse livro, John Green pode não ser o melhor escritor do mundo, mas é uma história linda!


2. Divergente - Veronica Roth - Editora Rocco.
Esse eu ainda estou lendo, no comecinho mesmo. Muita gente me julga um pouco infantil por gostar tanto desse tipo de ficção, mas eu adoro desde a minha pré-adolescência! Divergente é o primeiro livro de uma série, o segundo já foi até lançado aqui no Brasil também. A história se passa numa Chicago futurista, onde a sociedade se divide em cinco espécies de facções: Abnegação, Audácia, Franqueza, Amizade e Erudição - quem não pertence a nenhuma delas é considerado quase invisível. Quando um jovem alcança os 16 anos, precisa fazer um teste de aptidão para descobrir sua facção, e é o que acontece com Beatrice. Mas ela acaba descobrindo nesse teste que não é uma jovem normal e vai ter que fazer algumas escolhas...Não vou entrar em mais detalhes porque tira um pouco do suspense. Estou gostando bastante desse livro porque a narrativa é simples, gostosa de ler e, ainda assim, bem trabalhada. Amo ficções desse tipo, me fazem exercitar mais a minha imaginação.

Foto: caffe-plus.blogspot.com

3. Por isso a gente acabou - Lemony Snicket - Cia das Letras.
Esse aqui não é tão conhecido, mas me chamou atenção quando eu estava comprando ebooks novos, por causa da capa e do título. Li a sinopse e achei interessante, então adotei um método: toda vez que tô sem fazer nada, nada mesmo, e sem sono, leio um ou dois capítulos desse livro. Não é que ele seja chato, mas é que é tão tragicômico e fofo de uma maneira engraçada que tenho pena de terminá-lo. Não é nada profundo demais ou complicado, o autor sabe deixar a narrativa leve e cativar o leitor. Min Green e Ed Slarteron passam algumas semanas apaixonados, mas terminam logo. Ela, então, com uma personalidade interessante e divertida, decide devolver para Ed uma caixa com objetos significativos do curto relacionamento, e junto com eles, está uma carta, que narra toda a história por trás de cada objeto. Assim, essa carta é o livro todo, onde acompanhamos as fases pré, durante e pós relação. Espero que o final seja tão bom quanto o livro vem sendo pra mim.

Foto: papelmagico.wordpress.com

4. O Teorema Katherine - John Green - Editora Íntrinseca.
Olha o John aqui de novo! Depois que li "A Culpa é das estrelas", fiquei curiosa pra saber se esse autor fazia a linha Nicholas Sparks ou Agatha Christie (que foca num tipo de narrativa/história e escreve todos os livros daquele modo) ou se era meio JK Rowling, que de vez em quando arrisca algo bem diferente do que costumava fazer. Então fiquei sabendo d'O Teorema Katherine e li algumas resenhas. Acabei descobrindo que esse livro é bem diferente do que o outro que li. É a curiosa história de Colin, que acabou de levar o décimo nono (!) pé na bunda da sua vida, e o mais interessante: todos dados por garotas chamadas Katherine. Então ele cai na estrada com um amigo e enfia na cabeça que vai inventar um teorema fundamental das previsibilidades das Katherines, que promete prever o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo dele acontecer. Oi? Achou confuso? Eu também, por isso fiquei ainda mais curiosa sobre esse livro. Pretendo comprá-lo, daí conto o que achei!

Então, gostaram e/ou já leram algum desses? Também aceito sugestões de outros para aumentar minha pequena lista, podem deixar nos comentários, livros de todos os gêneros são bem-vindos!

Até a próxima!

1 comentários:

  1. Quero muito ler o "Por isso a gente acabou"! ^^

    nerdsdesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou?
Deixe aqui sua opinião, é muito importante pra mim receber esse feedback <3
Mas lembre-se, ofensas nunca são bem vindas, seja legal, o bem sempre volta.